Tipos de papel
Papel (lavável) ou vinyl, entre outras variedades.
Prefiro vinyl, é mais fácil de colocar (mais molinho) e confere uma textura mais confortável. Também dura mais e é mais indicado para superfícies que possam apanhar alguma humidade, salpicos,...como esta:
|
(reparem no contraste papel/candeeiro, não é tão fácil?) |
É aconselhável comprar pela internet? Onde?
Tive uma excelente experiência e conheço amigas que também se deram bem, quer na qualidade quer no prazo de entrega.
Há centenas de lojas que vendem papel online.
Eis algumas:
Das mais conceituadas:
Outras:
|
Adoro a minha parede e a perfeição do meu trabalhinho! |
E aquele de onde mandei vir o meu papel de parede para a sala de jantar (acima), adoro este site:
É muito fácil de consultar e encomendar e as coleções são lindas, em especial o "Barroque" e o "Glamorous". Vão lá espreitar!
|
Lembram-se do quarto de menina do outro post, com um papel de parede lindíssimo e muito feminino? Pois, pode comprar-se nesse site. |
Cada rolo tem 10mx53cm (como na generalidade das marcas) e custa à volta de 50 euros. Amostras A4 a 0,50 cets, enviadas em 3 ou 4 dias..
E se apenas queremos dar textura a uma parede, sem acrescentar padrão ou, melhor, mantendo a cor das outras paredes?
A solução: papel de parede pintável!
...e muitos outros, incluindo no Leroy Merlin!
3º E como colocar?
É trabalhoso mas muito simples, acreditem, pricipalmente numa parede com poucas necessidades de recortes (janelas para contornar, como a minha! radiadores, como a minha! tomadas, na minha tinha 3!, etc....).
Nas paredes difíceis, o principal é ter calma, planeaer a colocação de cada tira e usar o x-acto com prudência!
Retirem os espelhos das tomadas e interruptores e ficam com essa parte facilitada (podem recorar o papel nesses locais mais à vontade porque ao colocar de novo os espelhos/molduras das tomadas/interruptores, fica tudo perfeitinho!).
Comecem por fazer uma cruz e recortem à volta o lugar do interruptor, deixando uma abertura 1cm inferior ao tamanho total do interruptor (para ficar por baixo do espelho). Demorem muito tempo e tenham muita calma, são estes detalhes que fazem a diferença, + ou -.
Bem, o ideal é verem um programa do QUERIDO MUDEI A CASA e lerem bem as instruções do fabricante :).
Eu fiz assim:
Fui ao AKI e comprei cola e um Kit de papel de parede (estão juntos na mesma secção).
Preparei a cola, marca UHU (pó + água, tal qual explicado na embalagem).
Simulei a parede inteirinha (juntando os padrões) no chão e fiz assim os cortes das tiras (deixando um excedente de 5cm na parte de baixo, não vá a altura apresentar regularidades).
Numerei as tiras nas costas (a nº 1, 2...), na parte a juntar ao teto (a que se começa por colar) para depois ir agarrando em cada uma sem ter de pensar, com a certeza de que o padrão vai acertar.
Na mesa da sala de jantar ( a mais comprida) deitei cada tira.
Passei cola uniformemente com um grande pincel (tem de apanhar toda a superficie).
Passei cola na parede (que estava bem limpinha e sem irregularidades).
(nota: nas instruções do papel dizia para aplicar cola na parede; nas instruções da cola, dizia para aplicar no papel; achei que aplicando nos dois só podia resultar a dobrar e assim foi!)
Juntei as pontas da tira de papel, tipo livro (sim, pelo lado da cola, não se preocupem porque leva muito tempo a secar/agarrar!).
Esperei 10m.
Levei assim a tira dobrara e "abria-a" já posicionada no escadote, junto à parede, a começar pela parte que toca o teto. Deixei a tira "deslizar até abaixo" e depois fui pressionando-a contra a parede até abaixo.
|
Manual AKI |
Nos interruptores, cortei uma abertura com o X-acto, já com o papel colocado na parede!
|
Manual AKI (olha, dava parar tirar o interruptor completo...!) |
No final, corto o excedente junto ao roda-pé, de preferência metendo 1cm para dentro deste, se tiver folga.
Pressionem muito bem, vejam se não fica nem uma micro bolha de ar. Descolem e voltem a colar, se ficou torto ou se há alguma bolha gigante que não queira sair. Durante umas horas (?) a cola fica "maleável"...
Tenham cuidado nas juntas, tem de ficar juntinho, padrão certinho, para não abrir depois da cola seca. Não se preocupem com o excesso de cola que sair, limpem com um pano, mais vale a mais do que a menos! Usem o rolo para prensar nesses sítios. E as partes que encostam à parede e teto idem.
As imagens não me pertencem! São
deste artigo que ensina a colocar papel de parede.
Boa inspiração e bom trabalho, vale tanto a pena!