quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Hall pequeno - dicas!

A pedido de vários/as seguidores/as deste blog, criei este post especialmente para inspirar a decoração de halls mais pequenos!

Comecemos pelos 6 ESSENCIAIS de um hall:
  1. Estética, impacto vistual (bolas, é a entrada da casa, tem de ser bonito!) - cor, pintura, fotografia, cuidado na escolha dos elementos 2. a 5....tudo isso contribuirá para um bom resultado visual.
  2. Suporte para pousar pequenos objectos: chaves, correio,...
  3. Suporte para casacos, chapéus de chuva, sabatos,...
  4. Espelho (convém verificar se estamos a sair em condições, mas, sobretudo, usar este truque para ampliar o espaço e reflectir luz - se as paredes forem pintadas de cor diferente, o espelho deve ser colocado na mais escura, de forma a que reflicta a mais clara e não o inverso).
  5. Pavimento fácil de limpar (se for tapete, que se use um bem resistente às manchas, para estar sempre impecável, tipo sisal, mas cuidado, este material é assassinado com água...), de tom neutro-claro.
  6. Iluminação (candeeiro de mesa, cadeeiro suspenso,...de preferência peças com design!).

1. Estética
Criar uma parede, um recanto, de elevado impacto!
O resto das paredes e tecto e, se possível, chão, devem ficar bem clarinhos (branco ou próximo, chão neutro) e deve ser as que reflectem a luz solar, orientadas, portanto, para a entrada de luz que houver.
Porém, poderá haver uma parede diferenciada. Como? 3 hipóteses:
a) pintada de cor mais escura;

alvhemmakleri
 b) pintada com riscas tom sobre tom (branco+ outra cor clara, criando ligeiro contraste);
c) ou com papel de parede;

housetohome
 Porque é útil e porque quebra o "peso" da cor, colocar um espelho bem bonito a fazer contraste (que ficará virado para a parede mais clara, reflectindo-a, o ideal era que também ficasse virado para uma fonte de luz, mas não se pode ter tudo).
Haga Apartment 7 Chic Two Room Apartment in Hague Displaying a Youthful Style
freshome

Ah! Quadros, molduras,...devem ficar na parede clara (o que os fará serem reflectidos no espelho, também). As molduras podem ligar com a cor que escolhermos para a parede/recando de "alto impacto".

Ainda na estética: havendo roupeiros ou outras "caixas" (luz...) à vista, recomendo, vivamente, que se pintem da mesma cor dominante das paredes (branca ou neutro/claro), caso contrário, será sempre um elemento estranho e perturbador (principalmente se for da cor de madeira escura, mogno, como antes muito se usava).
Imagine o caso em baixo com o roupeiro (toda a parede direita) com portas escuras...

iroonie

Não quer pintar a parede ou tem pouca parede...e nenhum recanto...então, porque não, a porta da entrada?


Naturalmente que não se recomendam exageros:

housewears
 2. Suporte para pequenos objectos

Num hall pequeno, só recomendo uma solução: suspender na parede.
Pode ser uma caixa com ou sem fundo (imagem de cima)...ou...
...uma prateleira (mais simples), com pouca profundidade, em cor contrastante com a parede ou fundindo-se com esta, sob um espelho ou um quadro ou uma galeria de fotos...
(nota: para um resultado elegante, é importante que a prateleira seja destas, sem poleiras/suportes; o IKEA tem várias soluções, como a linha LACK, por exemplo). 
alvhem makleri
Ou uma consola, de pequena profundidade (max. 30cm), ao qual se retirem as pernas, pregando-o na parede. Neste caso, pode beneficiar-se de um espaço extra de duas gavetas, por exemplo.
A solução pode ser algo como esta (IKEA, 28cm x 130xm), ou outra desenhada pelo próprio,


beautiful apartment Freshome 18 Modern Two Room Apartment in the Heart of Stockholm
freshome

...ou outra qualquer consola sem pernas (neste caso, para um hall com alguma largura, usou-se um dos armários icone do IKEA, sem pernas)!

Outra ideia: usar sapateiras com a dupla função de suporte de objectos:


Outra possibilidade muito glamourosa, é, numa parede, por exemplo, beringela ou cinza escuro, pintar a prateleira ou consola-sem-pernas, exactamente da mesma cor, fundindo-se. Nesse caso, tudo o que colocar em cima - exemplo: lanterna bonita, gaiola só de enfeitar,...irá destacar-se imediatamente. Esta é uma solução que recomendaria, por exemplo, para quando não se consegue encontrar um espelho que combine bem com a prateleira/consola. Ou se queremos ter um tipo antiguidade/clássico, de moldura dourada. Aí, sim, para que ele realce com todo o seu esplendor, podemos aplicar discrição no resto!

colorful apartment Freshome07 Colorful Apartment Exploding With Energy and Good Taste in Barcelona
freshome

Às vezes o espaço é tão, tão pequeno que temos de explorar...a parede para dentro (reparem no lado direito, foto em baixo)! Ou seja, "escavar" um pequeno nicho, criando uma pequena mas muito útil prateleira (ou mais). Uma profundidade de 10cm já faria uma grande diferença!
 
attic apartment Freshome 02 An Attic Penthouse Beyond Compare in Gothemburg, Sweden
freshome
Outra dica: ligar a prateleira à parede. Ou seja, se tiver gavetas, podemos dar-lhe um toque a ligar com a parede, por exemplo, uma forra no interior das gavetas com o mesmo papel de parede (experimentar como fica, mesmo aplicado no exterior). Já resultará melhor se a solução for uma caixa (aberta atrás).

  3.Suporte para casacos, malas...


Acho indispensável. Temos é de ter cuidado para o manter o menos desalinhado possível! E revertê-lo a favor da decoração, por exemplo, deixando permanentemente (aparentemente sem intenção) um chapéu vistoso, chic, ou um saco de praia colorido,...

Linn%C3%A9staden Property 6 Bright Urban Swedish Two Storey Apartment in Gothenburg
freshome

E se o espaço é mesmo muito pequenino (exemplo: só com uma parede "útil"), pode aproveitar-se a prateleira (ponto #2.) para colocar-se uns suportes para mamas e até casacos (basta fixá-la um pouco mais alta).


 alvhem makleri

Se já temos espelho e prateleira/consola na parede, neste caso, se pudermos dispor de um recanto, ainda que pequenino, para colocar um cabide vertical, de chão, em madeira ou ferro, será o mais indicado.
Deve combinar o mais possível ou ser assumidamente contrastante. Por exemplo, em vez de madeira, estrutura em ferro.


No entanto, não sendo possível, usemos a parede!
a) em hall tipo quadrado: parede oposta ao conjunto consola/prateleira+espelho.
b) em hall tipo comprido: no seguimento do conjunto.


hall furniture black and white
luxury-idea

Gosto desta solução: um banco como suporte para ajudar a calçar, descalçar e servir de arrumação. Com uma cor que faz um bonito contraste com a parede.
Notar o tabuleiro: uma solução prática para sapatos molhados!

housetohome

Olhem bem para o espaço, pode ser que dê para fazer um recanto como este e colocar umas barras a servir de suporte para casacos...(neste caso, para criar esse recanto, adicionouse-se uma fileira de tijolos de vidro (lado esquerdo) mas podia ter sido uma peça em madeira...

 
Agora esqueçam a desarrumação do exemplo seguinte (aliás, acho que aqui funciona mais como closet) e imaginem a solução mais organizadinha...a ideia de um conjunto de prateleiras até ao tecto é muito prática, e algumas podem ter apenas utilidade decorativa (molduras, candeeiro, velas,...)

alvhem makleri
 E se houver escadas:

ecosalon
 4. Espelho
Tem de ser bem bonito! Pode até ser o objecto mais precioso da casa! Escolham um numa loja de antiguidades ou restaurem-no a partir de uma velharia...algo especial...


alvhem makleri


Podem optar-se por um espelho vertical, de corpo inteiro, nesse caso, as linhas devem ser simples...

modern unique stylish apartment13 Impressive Modern Arrangements Within a Relatively Small Apartment
freshome

 
alvhem makleri

Stockholm Apartment Cosy Stockholm Apartment Featuring Two Bedrooms and an Airy Feel
freshome



É uma tendência actualmente deixar os espelhos (grandes dimensões) simplesmente encostados à parede, sem fixação...

Apartment in Kungsholmen 21 Crisp Three Bedroom Apartment in Sweden Featuring an Open Floor Plan
freshome
Mesmo pequenino, à medida, um espelho pode fazer milagres num hall mínimo, prolongando-o!

Linnéstaden Apartment 13 Roomy Linnéstaden Apartment Basked in Natural Light
freshome


















































x- Composições a medida

Não é o meu género: comprar mobílias a medida, conjunto completo, para decorar uma divisão, seja quarto ou hall. Prefiro construir o ambiente peça a peça, para um resultado único e personalizado.
Mas não posso deixar de falar aqui dessa possibilidade, até porque pode resultar numa solução muito prática que maximize o espaço.
... a imagem é apenas ilustrativa, pode criar-se algo igualmente interessante mas com metade do tamanho...

wooden furniture design
luxury-idea

ergonomic hall furniture
luxury-idea
Outra ideia - bem mais do meu agrado - para os mais engenhosos, é fazer a composição manualmente! Basta comprar as peças, mandar cortar umas madeiras a medida e...mãos à obra!
Gosto deste exemplo com sapateiras (18cm de profundidade) e prateleiras do IKEA!

ikea
  
Um dia destes faço a continuação dest post, porque quanto mais difícil é o espaço, mas interessante se torna o desafio!!!