Só uma nota prévia: vejam esta reportagem pela ordem dos posts, ou seja, leiam primeiro a Parte I.
Já está?
Ora bem, iamos nós no 3º dia (serão) de trabalho e tinhamos encontrado, à hora de almoço, a solução para aparar o pingo do AC!
À noite, lá foi aplicada a solução (vêem o tubinho lá dentro?):
Muito simples: abri uma entrada na lanterna para o tubo que sai do AC e só seria preciso substituir a vela por uma garrafa pet, para onde cairia o pingo!
Apesar de bonita, a solução não era perfeita: qualquer garrafa mesmo gorda teria sempre uma capacidade muito reduzida em relação ao depósito "rival". E o proprietário não iria aprovar a solução...
Tinha de arranjar algo que 1º) se integrasse no projecto/não ser um objecto feio e estranho e 2º) que não corresse o risco de ser retirado (tinha de ser eficaz!), sob pena de comprometer irremediavelmente o resultado final!
Algo imbatível...E assim foi necessário fazer algo mais pensado e elaborado:
E pronto! Já só tinha de encontrar um vaso alto, com base não superior a 20cm, preto, que pudesse ser furado sem quebrar e...em conta!
Será que o consegui? ou ainda tive de encontrar uma 3ª solução?
O outro problema era a redução do impacto visual do aparelho AC!
Inicialmente tinha pensado numa ocultação opaca, com uma vedação a urze (apenas os 45cm necessários). Aliás, as fotos, lá em cima, da lanterna, foram tiradas no único dia em que a urze ficou colocada.
Tinha a vantagem de não ser um 2º tipo de madeira (receava introduzir mais materiais por causa do efeito "excesso de informação" que é tão perigoso...).
Mas não gostei de ver, fazia muito lixo e, pior, corria o risco do proprietário não aprovar (havia uma pequena probabilidade - mas real - de entrar alguma fagulhinha no mecanismo do precioso AC...).
Aqui vou já levantar a ponta do véu, mostrando a evolução:
1º
2º
3º
Optei por uma trélis, cortada à medida (depois digo o que fiz com o resto) onde crescerá uma trepadeira.
Introduzi ainda uma espécie de trompe l'oeil: um ninho, que funciona para distrair o olhar do AC...
E já ficou desvendado o mistério: sim, encontrei o vaso preto ideal, vêem como ficou bem?
(ninguém diz que, atrás, tem um buraquinho de 2,5cm de diâmetro, onde entra a mangueirinha do AC e, discretamente, onde se recolhem os irritantes pingos que não podiamos deixar a cair para o terraço da vizinha! o qual, por sinal, está a precisar de uma intervenção... :))
Amanhã (ou depois) mostro o resto da varanda, tal como ficou!!!!
Parte III e última.