terça-feira, 14 de junho de 2011

Apartamento de 81m2: distribuição e unificação de espaço inteligente (inspiring 81 sq m apartment from Stockolm)

Às vezes apetece partilhar apenas imagens de uma casa que nos agrade, sem entrar em detalhes ou conselhos...vou fazer isso aqui várias vezes!
Gostei deste apartamento porque me identifico com a distribuição do espaço - que maximiza a área social e reduz ao essencial as áreas privadas (quartos) - e pela forma como o papel de parede diferencia aquele que poderia ser apenas mais um normal apartamento de estilo nórdico (parede branca!), sem perder a indispensável luminosidade.
freshome
(Nota: o candeeiro sobre a mesa de jantar, é um modelo do IKEA que os fãs do Artichoke procuram como substituto enquanto não o podem ter :).
A ilha separa a cozinha da sala de estar.
O detalhe, o mesmo papel de parece surge em vários apontamentos, unificando o espaço:
(E não cansa, um padrão tão forte? Sim, é capaz de cansar, ao fim de dois ou três anos... mas quem colocou este, coloca outro, em apenas algumas horas e com pouca despesa, já que as paredes são pequenas!)

freshome
Uma vista mais geral da área social (se fosse um AP de 81m2 em Lisboa, teria uma parede ali, algures pela zona da ilha, não acham?):
freshome
A sala de estar (gosto de tudo menos das almofadas e das plantinhas):
freshome
A cozinha, super funcional e compacta para estar sempre arrumadinha...(reparem em mais um apontamento do mesmo papel de parede, lá ao fundo, no corredor/hall):
freshome
 O quarto, pequenino mas muito simpático:
freshome
freshome
E aqui outro quarto, com peças mais clássicas:
Finalmente, a varanda (ainda não encontrei um apartamento escandinavo em que a varanda, por mais pequena que fosse, não estivesse bem tratada, bem aproveitada; esta está equipada para as temperaturas negativas que devem fazer sentir-se em grande parte do ano e que, mesmo assim, não impedem o seu uso!!!):

freshome

Em síntese, destaco 3 grandes diferenças em relação a um normal AP de 81m2 em Lisboa:
  • área social aberta, com integração da sala e cozinha;
  • varanda de dimensão razoável e que dá continuidade ao espaço interior (reparem no chão em madeira);
  • uso arrojado, mas feliz, do papel de parede em tons escuros.
Algo em comum: muitas peças IKEA!