Onde encontrar? Ainda há pouco tempo vi uma na MUSGO (CCCHiado), lá em baixo, no link para o site da VITRA (fabricante) encontram mais revendedores em Portugal. O preço ronda os 200-250 euros. Não é assim tão caro e, lembrem-se, é intemporal, eterna!
Actualização: a Home Design (Lisboa - 214043813), tem uma S no catálogo por 135 euros, muito em conta! Também as lojas Ale-Hop (Campo Pequeno, Vasco da Gama...) têm cópias a preços abaixo dos 100 euros.
Qual a diferença entre as originais e as cópias? Várias diferenças: medidas, material/textura, material/cor, material/resistência. Analisem bem as imitações (não devem ser de um material muito brilhante, por exemplo, além de que a resistência é fundamental para garantir o conforto do modelo original).
Vejam como fica bem numa sala de jantar, com mesa de linha direita (contraste com cinzas, mobiliário moderno):
(in "modern simplicity")
Ou aqui (contraste com madeira rústica, natural):
(desire to inspire.net)
Ou aqui, com mesa redonda, moderna (fica muito bem também com mesas de vidro, especialmente indicado para espaços pequenos, resultando num conjunto muito compacto e elegante):No entanto, tenham cuidado para não resultar demasiado compacto! As cadeiras devem ficar a uma distância entre si que lhes permita "respirar". Por isso é que prefiro combiná-las com mesas de outros materiais, ora vejam e comparem com a imagem de cima:
(in Gap Interiors)
E, que tal um pequeno escritório no quarto?(in apartment therapy)
Ou, em versão mini, no quarto dos pequenos:Ou lá fora, aliás, é ideal para uma varanda ou terraço!
(já perceberam que prefiro as brancas, mas estas também resultam tão bem...)
Ou...na igreja! Sim, porque não? (adorei o pormenor do cruxifixo recortado nas costas da S).(já perceberam que prefiro as brancas, mas estas também resultam tão bem...)
Igreja decorada por Maxim Velkovsky, designer Checo
E, agora...o criador:
Verner Panton (1926 –1998), designer industrial e de interiores. As suas criações futuristas ainda hoje se mantêm actuais. Usou o plástico como um dos seus materiais preferidos, aplicando, muitas vezes, cores vibrantes e exóticas. As suas peças mais populares – como a cadeira Panton ou “S” – ainda hoje são produzidas, pela VITRA e não só, e vendidas em todo o mundo!