quinta-feira, 26 de maio de 2011

Cadeira Panton ou "S"

Adoro esta cadeira, pela sua elegância e versatilidade. É uma daquelas peças vintage que combina bem com qualquer estilo. As cores disponíveis são imensas.


Onde encontrar? Ainda há pouco tempo vi uma na MUSGO (CCCHiado), lá em baixo, no link para o site da VITRA (fabricante) encontram mais revendedores em Portugal. O preço ronda os 200-250 euros. Não é assim tão caro e, lembrem-se, é intemporal, eterna!
Actualização: a Home Design (Lisboa - 214043813), tem uma S no catálogo por 135 euros, muito em conta! Também as lojas Ale-Hop (Campo Pequeno, Vasco da Gama...) têm cópias a preços abaixo dos 100 euros.
Qual a diferença entre as originais e as cópias? Várias diferenças: medidas, material/textura, material/cor, material/resistência. Analisem bem as imitações (não devem ser de um material muito brilhante, por exemplo, além de que a resistência é fundamental para garantir o conforto do modelo original).

Vejam como fica bem numa sala de jantar, com mesa de linha direita (contraste com cinzas, mobiliário moderno):
(in "modern simplicity")

Ou aqui (contraste com madeira rústica, natural):
(desire to inspire.net)
Ou aqui, com mesa redonda, moderna (fica muito bem também com mesas de vidro, especialmente indicado para espaços pequenos, resultando num conjunto muito compacto e elegante):
No entanto, tenham cuidado para não resultar demasiado compacto! As cadeiras devem ficar a uma distância entre si que lhes permita "respirar". Por isso é que prefiro combiná-las com mesas de outros materiais, ora vejam e comparem com a imagem de cima:

(in Gap Interiors)

E, que tal um pequeno escritório no quarto?

(in apartment therapy)
Ou, em versão mini, no quarto dos pequenos:

Ou lá fora, aliás, é ideal para uma varanda ou terraço!
(já perceberam que prefiro as brancas, mas estas também resultam tão bem...)
(in "narratives.com")
Ou...na igreja! Sim, porque não? (adorei o pormenor do cruxifixo recortado nas costas da S).

Igreja decorada por Maxim Velkovsky, designer Checo

E, agora...o criador:
Verner Panton (1926 –1998), designer industrial e de interiores. As suas criações futuristas ainda hoje se mantêm actuais. Usou o plástico como um dos seus materiais preferidos, aplicando, muitas vezes, cores vibrantes e exóticas. As suas peças mais populares – como a cadeira Panton ou “S” – ainda hoje são produzidas, pela VITRA e não só, e vendidas em todo o mundo!